O Aplicativo Tripadvisor e as Reclamações Online Realizadas Pelos Turistas: Uma Visão dos Empreendimentos Gastronômicos em Fortaleza-CE

Ermelinda Lopes da Silva, Eveline Alexandre Paulo, Ewerton Reubens Coelho-Costa, André Riani Costa Perinotto

Resumo


O uso de aplicativos móveis no turismo tem crescido significativamente nos últimos anos, sendo consequência do avanço tecnológico. Os turistas estão bastante exigentes e utilizam cada vez mais a internet como forma de externar as suas frustrações por serviços que não correspondem às suas expectativas, por meio de aplicativos como o TripAdvisor. O objetivo desse estudo é analisar as reclamações postadas por turistas na plataforma TripAdvisor com relação aos serviços prestados pelos principais restaurantes de Fortaleza-CE. Examinou-se qual o perfil das principais reclamações publicadas. Utilizou-se a técnica de observação não participativa, oriunda do método etnográfico, para analisar as reclamações postadas online por turistas a partir do aplicativo TripAdvisor, sobre os dez melhores restaurantes de Fortaleza, durante o ano de 2016. Esse trabalho pretende sugerir ações que possibilitem a diminuição das reclamações no setor gastronômico de Fortaleza, bem como contribuir com os estudos na área do turismo.

 


Palavras-chave


Reclamações online; TripAdvisor; turistas; restaurantes; perfil

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DOI: https://doi.org/10.5585/podium.v7i3.214

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