Marketing digital: a influência das mídias sociais digitais no processo de decisão de compra dos consumidores de meios de hospedagem

Leonia Sonalis da Silva Barbosa, Mariana Bueno de Andrade-Matos, André Riani Costa Perinotto

Resumo


Objetivo do estudo: o presente trabalho teve o objetivo de analisar como consumidores de meios de hospedagem são influenciados por mídias sociais digitais em seus processos de decisão de compra.

Metodologia/abordagem: A pesquisa desenvolvida foi exploratória e quantitativa, utilizando coleta de dados por meio de questionários aplicados online em mídias sociais digitais com consumidores de meios de hospedagem. O questionário foi composto por questões de múltipla escolha e uma questão discursiva. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e, para a questão discursiva, foi utilizada a análise de conteúdo e, depois, construiu-se uma word cloud (nuvem de palavras).

Originalidade/Relevância: Com a facilidade de acesso à internet que há atualmente, os consumidores estão assumindo papéis mais ativos no processo de decisão de compra, incluindo as suas cinco etapas: reconhecimento do problema, busca de informações, análise de alternativas, decisão de compra e, por fim, o pós-compra.  As mídias sociais digitais possibilitam grande diversidade de possibilidades de busca e acesso às informações diversas, o que gera um novo comportamento de compra nos consumidores diante das mudanças que estão ocorrendo na sociedade.

Principais resultados: De acordo com os resultados, os respondentes fazem uso frequente das mídias sociais digitais principalmente para realizarem pesquisas e trocarem informações com outros consumidores, uma vez que as experiências vividas por outros acabam influenciando o processo de decisão de compra de meios de hospedagem.

Contribuições teóricas/metodológicas: Para embasar a discussão, foi desenvolvida uma revisão de literatura a respeito de marketing digital e mídias sociais digitais, comportamento do consumidor online e processo de decisão de compra. Concluiu-se que a etapa mais influenciada pelas mídias sociais é a de busca de informações, na qual os consumidores buscam referências para suas decisões de compra de meios de hospedagem. As mídias sociais mais utilizadas para que esses usuários obtenham informações são o WhatsApp, o Instagram e o Facebook, respectivamente.


Palavras-chave


Redes Sociais Digitais; Marketing Digital; Meios de Hospedagem; Processo de Decisão de Compra online

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DOI: https://doi.org/10.5585/podium.v9i1.14822

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