Motivações e Ações Sustentáveis Implementadas por Empreendedores do Setor Hoteleiro

Maralysa Correia de Souza Cavalcanti, Rivanda Meira Teixeira

Resumo


O empreendedorismo segue um novo curso, no qual as empresas modificam seus processos produtivos, produtos e serviços, minimizando os impactos sociais e ambientais, utilizando mais eficientemente a energia e os recursos naturais. Tais ações iniciaram-se a partir da descoberta de oportunidades de mercado, as quais, além de gerar valor, preservam o ambiente, a sociedade e atendem as expectativas do público de interesse. O objetivo principal deste estudo é analisar as motivações e ações sustentáveis implementadas pelos empreendedores do setor hoteleiro em Aracaju, no Estado de Sergipe, considerando as dimensões da sustentabilidade econômica, ambiental e social. De natureza exploratória e descritiva, utiliza o método de estudo de casos múltiplos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com empreendedores e também foram utilizadas evidências documentos e observação direta não participante. Foram escolhidos dois hotéis situados em Aracaju, por possuírem evidencias de atuação sustentável.  Os resultados mostraram que as motivações para abrir seus negócios confundem-se com as motivações para adotar e praticar ações sustentáveis. Nos casos analisados são desenvolvidas ações nas as dimensões econômica, social e ambiental, tendo como principal propósito a redução de custos e o alcance de vantagens competitivas.


Palavras-chave


Empreendedorismo. Empreendedorismo sustentável. Setor hoteleiro

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/podium.v4i1.125

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review



PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

e-ISSN: 2316-932X
www.podiumreview.org.br

PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review ©2020 Todos os direitos reservados.