A Preparação do Profissional de Educação Física para a Inclusão de Alunos com Deficiência

Michelle Aline Barreto, Tatiane Santos Luciano, Laura Neves de Paula, Paula Aparecida Borges

Resumo


A partir da realidade da inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino buscamos com este estudo avaliar a preparação dos professores de educação física, de escolas públicas e particulares, de duas cidades do sul de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, que avaliou a preparação do professor por meio de uma entrevista semiestruturada que analisava: como o professor avaliava seus conhecimentos para lidar com alunos deficientes, formação acadêmica e dificuldades encontradas no processo da inclusão. Verificamos que os professores recebem esses alunos em suas aulas, porém não se sentem preparados e por isso muitas vezes não realizam a “verdadeira inclusão”, deixando apenas que o aluno esteja presente em sua aula.

DOI: 10.5585/podium.v2i1.41


Palavras-chave


Inclusão; Deficiência; Professor; Educação Física.

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DOI: https://doi.org/10.5585/podium.v2i1.41

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