Patrocínio Esportivo: Perspectivas do Envolvimento, Identificação e Prestígio entre Fãs e Equipe

Fabricia Durieux Zucco, Leonel Cezar Rodrigues, Nilva Kock, Valéria Riscarolli

Resumo


O patrocínio é considerado o principal investimento no contexto do marketing esportivo, visto como um meio de comunicação capaz de impactar significativamente o público-alvo. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo construir e testar empiricamente um modelo que explique os fatores que influenciam a percepção do patrocínio nos fãs do esporte. Para isso, realizamos um survey com 172 torcedores de um time de futebol de salão (futsal) da mais alta divisão do futsal brasileiro. Os resultados permitem construir um modelo suficientemente robusto que explica como a identificação do torcedor com sua equipe ou esporte influencia a decisão de patrocínio. Este artigo contribui para o aprofundamento da teoria do marketing esportivo pela validação empírica de um modelo teórico. Também contribui para a práxis gerencial em gestão de esportes com novas informações acerca do efetivo patrocínio do esporte.


Palavras-chave


gestão de esporte; patrocínio esportivo; decisão de patrocínio; marketing esportivo

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DOI: https://doi.org/10.5585/podium.v4i3.137

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