Turismo Induzido por Filmes: A Imagem do Nordeste Propagada pelo Cinema Brasileiro no Ponto de Vista do Estudante de Cinema no Ceará

Francisco Samuel Pereira Neto, Iraci de Oliveira Moraes Schmidlin

Resumo


Esta pesquisa trata do fenômeno Turismo Induzido por Filmes como uma estratégia de marketing para lugares, abordando conceitos das três áreas alicerce, sendo elas o Marketing, o Turismo e o Cinema, para o estudo, explanação e formação das ideias. Traz o desenvolvimento do fenômeno no mundo, sua história, primeiras constatações de sua existência e valor como formador e fixador da imagem de um lugar na mente do público, além de enfatizar os benefícios na aplicação de tal estratégia para o crescimento local. Em seguida, o referencial teórico aborda a condição do cinema e a aplicação da estratégia no Brasil, e então trata da imagem do Nordeste, abordando, a princípio, como fora formada a ideia de nordeste que se tem mais fortemente fixada no imaginário das pessoas hoje, e como as artes, e mais tarde, o cinema, contribuiu e ainda contribui para isso. Finalmente, a pesquisa trata, por meio da aplicação de questionários, da visão dos estudantes de Cinema no Ceará, representados pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (UNIFOR), sobre as produções cinematográficas nacionais que retratam o Nordeste e a imagem que propagam da região.

DOI: 10.5585/podium.v2i2.42


Palavras-chave


Turismo; Cinema; Marketing; Turismo induzido por filmes; Imaginário; Imagem; Nordeste

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DOI: https://doi.org/10.5585/podium.v2i2.42

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