Análise do Comportamento do Consumidor Esportivo em Relação à Memória e Preferência de Marca: Um Estudo de Caso da Maratona de São Paulo

Eduardo de Oliveira Cruz Carlassara, Pedro Lucas Leite Parolini, Ary José Rocco Junior

Resumo


Nos últimos anos, o mercado de corrida de rua apresentou forte crescimento e evolução. O foco, nos eventos da modalidade, não mais está nos atletas profissionais e sim em atletas amadores que buscam, acima de tudo, a prática de uma atividade física e o entretenimento. Neste cenário, empresas passam a adotar os eventos de corridas de rua como plataforma de relacionamento com o público praticante em questão. O objetivo do presente artigo é analisar o comportamento do consumidor esportivo em relação à memória e preferência por determinada marca de material esportivo, em detrimento de outra, na Maratona de São Paulo. A efetividade das estratégias de relacionamento de cada empresa é colocada em análise uma vez que ditam as preferências dos participantes do evento.


Palavras-chave


Patrocínio esportivo; Branding; Corridas de rua

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DOI: https://doi.org/10.5585/podium.v5i2.152

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