O Valor Percebido pelo Consumidor Brasileiro de Tênis para Corrida de Rua

Rosana Rodrigues Alves Ferreira, Ana Claudia Saggin, Marcio Nakayama Miura, Ivano Ribeiro

Resumo


O mercado relacionado às corridas de rua apresenta forte crescimento no varejo esportivo brasileiro. Nesse mercado, se destaca o tênis de corrida como um dos principais produtos para essa prática, estando diretamente relacionado à saúde e desempenho do corredor. Como a criação de valor para o consumidor é uma importante medida para obtenção de vantagem competitiva o objetivo deste artigo é avaliar empiricamente o Valor Percebido pelo Consumidor (CPV) de tênis para corrida. A pesquisa possui uma abordagem quantitativa utilizando dados de um questionário eletrônico, sendo a amostra composta por 401 corredores de rua. Os dados foram analisados por meio da técnica de Modelagem de Equações Estruturais utilizando o método Partial Least Squares (PLS), com a utilização do software SmartPLS 3.0. Os resultados demonstram que o valor funcional do produto, valor emocional e valor econômico são importantes e significantes variáveis do CPV, o que não ocorre com o valor social. Assim, este estudo apresenta uma contribuição à literatura de marketing ao procurar compreender a construção do Valor Percebido pelo Consumidor - CVP de tênis para corrida de rua.

 

 


Palavras-chave


Valor percebido; Corrida de rua; Tênis para corrida; Roupa esportiva

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DOI: https://doi.org/10.5585/tlsr.v7i1.270

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