O LOBBYING INSTITUCIONAL NO BRASIL: CANAL DE COMUNICAÇÃO ENTRE ESTADO E SOCIEDADE CIVIL?

Andréa Cristina de Jesus Oliveira

Resumo


neste texto, procura-se discutir a estruturação, a organização e a forma de atuação do lobbying institucional
no Brasil, em nível federal. Oo lobbying institucional é empreendido pelos departamentos
de assuntos corporativos e/ou institucionais de empresas privadas. Ppor isso, avaliou-se o contexto institucional da instalação dos primeiros desses departamentos
no Brasil, assim como suas atribuições principais e sua importância para as empresas das quais fazem parte. Nnesses departamentos, é criado um importante canal de comunicação entre o Estado,
como tomador de decisão, e as empresas privadas,
que necessitam esclarecer sua relevância para o setor produtivo em que atuam, com a finalidade de se tornarem interlocutoras do Estado, como partícipes
do processo estatal de tomada de decisões.

Palavras-chave


Grupos de pressão. Lobbying. Pprocesso legislativo. Relações governamentais. Representação de interesses.

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v6i1.144

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