Estratégias Enunciativas nos Blogs Jornalí­Sticos: A Resignificação do Espaço Editorializado em Ambiente Virtual

Gabriela Pavanato Sardinha

Resumo


As regras de produção do discurso jornalístico estão em processo de transformação, em decorrência das inúmeras possibilidades da era virtual. Além da convergência das mídias e do surgimento de linguagens que se adaptam ao vasto mundo comunicativo do hipertexto, ambientes próprios desse meio estimulam a ressignificação de procedimentos discursivos que antes estavam restritos às delimitações estabelecidas pelas mídias convencionais. É o caso dos blogs, que surgiram como diários de mensagens descompromissadas e que, hoje, recebem a chancela de credibilidade jornalística. Investigar quais são os procedimentos argumentativos empregados pelo sujeito produtor do discurso e qual a relação que se estabelece entre enunciador e enunciatário nessa nova configuração discursiva é a proposta deste trabalho.

Palavras-chave


Blogs. Discurso. Enunciação. Semiótica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v6i2.1192

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remark



Revista Brasileira de Marketing – ReMark

e-ISSN: 2177-5184
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=remark&page=index

Rev. Bras. Mark. - ReMark ©2020 Todos os direitos reservados.