Utopias e Distopias na Comunicação: Uma Breve Discussão Sobre os Modelos Idealizados da Comunicação

Carolina Dantas Figueiredo

Resumo


Neste artigo, propõe-se analisar dois paradigmas de comunicação, a totalitária e a democrática como tipos ideais. Tomamos a noção weberiana de tipo ideal para identificar tais paradigmas, avaliando-os dentro de uma perspectiva distópica ou utópica, de acordo com as suas representações mais recorrentes.

Palavras-chave


Comunicação democrática. Comunicação totalitária. Tipo ideal.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v7i1.864

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remark



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

REMark – Rev. Bras. Mark.
ISSN da versão online: 2177-5184
www.revistabrasileiramarketing.org