Marketing de Relacionamento e Operação de Call Center: Análise Comparada do Posicionamento de Operadoras de Telefonia Celular em São Paulo

Renato Telles, Silton Romboli, João Paulo Lara de Siqueira

Resumo


O presente trabalho aborda o Marketing de Relacionamento, que vem conquistando destaque nas organizações em razão do crescente reconhecimento da relevância do conhecimento dos clientes e de suas necessidades. A partir dessa perspectiva, investigou-se as estratégias de Telemarketing de organizações de telefonia móvel celular do Estado de São Paulo, a fim de comparar a orientação e o posicionamento dessas empresas. O estudo também faz uma avaliação comparativa entre as organizações, tomando como base a relação entre Call Center, posicionamento, estratégias e objetivos corporativos. Quanto à metodologia adotada, optou-se por uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, partindo-se da análise de conteúdo das entrevistas.


DOI: 10.5585/remark.v8i1.2129

Palavras-chave


Posicionamento; marketing de relacionamento; Call Center; gestão de marketing; gestão de serviços.

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v8i1.2129

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