Informação e Emoção na Propaganda: Uma Análise de Conteúdo na Internet no Brasil

Melby Karina Zuniga Huertas, Antonio Cássio Segura

Resumo


O expressivo incremento do número de usuários e das transações realizadas através da Internet realçou a importância deste canal, trazendo novas oportunidades e desafios para a propaganda. No entanto, o modo como anunciantes utilizam informações e apelos emocionais em suas mensagens ainda é um assunto pouco estudado. Daí, os objetivos deste artigo foram: a) analisar algumas características gerais da propaganda na Internet; b) explorar o conteúdo informacional e o apelo emocional da propaganda na Internet. Realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório, por meio da análise de conteúdo de uma amostra de 156 anúncios escolhida por conveniência nos sites de maior acesso na Internet brasileira. Os resultados mostraram que a propaganda nos sites analisados é bastante pulverizada quanto às categorias de produto anunciadas, mas que os investimentos estão concentrados em poucas categorias de site. Os tipos de conteúdo informacional mais comumente usados são “disponibilidade” e “componentes ou conteúdo” dos produtos. Também a propaganda utiliza apenas apelos emocionais positivos, o que traz oportunidades para a criação campanhas. Contribui-se com conhecimento sobre a utilização da Internet em comunicações de marketing e se sugere o direcionamento de pesquisas futuras. DOI: 10.5585/remark.v10i3.2276

Palavras-chave


Propaganda na Internet; Conteúdo informacional; Apelo emocional

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v10i3.2276

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