Impactos da Consciência Ecológica sobre Atitudes do Consumidor Diante de Produtos e Marcas

Thel Augusto Monteiro, Antonio Carlos Giuliani, Nadia Kassouf Pizzinatto, Christiano França da Cunha

Resumo


A preocupação ambiental é um tema contínuo e relevante para as empresas e sociedade, não só em razão das crescentes exigências dos governos através de legislação e normas específi-cas, mas pelas pressões do mercado advindas do consumidor que, a cada dia, está mais infor-mado e exigente quanto aos produtos ou serviços que adquire. Este estudo mensura o grau de consciência ecológica do consumidor. Devido ao caráter exploratório descritivo desta pesqui-sa, utilizou-se questionários baseados na escala Likert para mensurar o grau de consciência ecológica de estudantes do primeiro ao oitavo semestre do curso de administração de uma ins-tituição particular localizada no interior do Estado de São Paulo. Foram aplicados 150 questi-onários a alunos do segundo, quarto, sexto e oitavo semestres diurnos e aos do quinto e séti-mo semestres do período noturno. Para a análise dos dados coletados, utilizou-se o software Statistic/Data Analysis (STATA). Por meio deste estudo foi possível propor seis outros fatores de mensuração da consciência ecológica: o impacto no meio ambiente, consumo individual, reciclagem e utilização, tipo e postura de consumo, características técnicas do produto e com-prometimento no consumo. Os resultados deste trabalho permitiram constatar que a consciên-cia ecológica pode ser mensurada de acordo com os valores e crenças dos consumidores. Além disso, possibilitam que as organizações se atentem às características dos subgrupos des-critas nesta pesquisa, pois apontam para novas alternativas estratégicas que as empresas po-dem utilizar, com o objetivo de conhecerem e saberem qual a melhor forma na comunicação com seu público-alvo. DOI: 10.5585/remark.v11i2.2310

Palavras-chave


Ecological awareness; Consumer behavior; Marketing ecological sustainability

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v11i2.2310

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