Posicionamento de Marcas Globais: Um Estudo Bibliométrico da Produção Científica na Área

Victor Sciasci, Sheila Farias Alves Garcia, Lesley Carina do Lago Attadiai Galli

Resumo


Este estudo teve como objetivo produzir indicadores bibliométricos que representassem a produção científica sobre “posicionamento de marcas globais”, publicada nos últimos cinco anos (2007-2011), tomando como base os seguintes periódicos: Journal of International Marketing, The Journal of Consumer Marketing, Journal of Marketing Research e Journal of Product & Brand Management. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, utilizando o método bibliométrico. Como resultado, observa-se que a frequência do tema nos periódicos selecionados no período de cinco anos (2007 a 2011) correspondeu a 6% do total das publicações. Nota-se uma tendência colaborativa na elaboração dos artigos, com a participação de 3 ou mais autores. Verifica-se que as teorias com maior destaque entre os artigos são Country of Origin Effect (COE), Standardization vs Globalization, Consumer Behavior e Brand Equity. DOI: 10.5585/remark.v11i2.2332

Palavras-chave


posicionamento, marcas globais, marketing

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v11i2.2332

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