A Publicação Acadêmica de Marketing Esportivo no Brasil

André Francisco Alcântara Fagundes, Ricardo Teixeira Veiga, Danilo de Oliveira Sampaio, Caissa Veloso e Sousa

Resumo


O objetivo desse artigo é analisar os trabalhos acadêmicos de marketing esportivo publicados nos principais periódicos e eventos científicos brasileiros no período de 1994 a 2011. Para tanto realizou-se uma pesquisa bibliográfica a partir da qual foram selecionados os artigos que tratavam do tema. Utilizou-se um formulário com 13 variáveis para analisar os 23 trabalhos encontrados. A análise dos dados possibilitou algumas constatações: (a) a maioria dos trabalhos foram publicados em eventos científicos; (b) 85% tiveram como origem instituições de ensino das regiões sudeste e sul; (c) estudos exploratórios e empíricos representaram 74% do total; (d) 65% dos artigos foram publicados nos últimos seis anos; e (e) observou-se uma tendência a pesquisas relacionadas às escolas de marketing mais tradicionais. Como a pesquisa identificou uma pequena produção acadêmica sobre marketing esportivo no Brasil, o estudo sugere algumas opções para incrementar essa produção. DOI: 10.5585/remark.v11i2.2327

Palavras-chave


Marketing esportivo; academia brasileira; ensino e pesquisa em Administração; marketing; estudo bibliométrico

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v11i2.2327

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remark



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

REMark – Rev. Bras. Mark.
ISSN da versão online: 2177-5184
www.revistabrasileiramarketing.org