As Redes Sociais e o Comportamento de Compra do Consumidor: o reinado do “boca-a-boca” está de volta?

Robson Nogueira Tomas, Rodolpho Pierre Meschgrahw, Rosane Lúcia Chicarelli Alcantara

Resumo


Cada vez mais, a internet tem sido considerada um canal de marketing que abre espaço para comunicação personalizada e diferenciada entre empresas e consumidores (Kloter & Keller, 2006). Nessa direção, nota-se que em um mercado de concorrência em constante ascensão e aumento de complexidade, tem sido constante, também, a preocupação de algumas empresas no que diz respeito às novas ferramentas da internet que impactam o comportamento de compra do consumidor. Entretanto, ainda são escassos estudos acerca desta temática. Sob esta perspectiva, objetivou-se neste artigo conhecer e entender como as novas ferramentas da internet, em especial a web 2.0, influenciam o comportamento de compra do consumidor. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de abordagem quantitativa, utilizando-se de entrevistas estruturadas, e, com amparo do software SPSS para tratamento dos dados. Parte dos resultados indica que a sofisticação do consumidor é uma tendência, sendo que a mesma é mais forte em determinados grupos de consumidores e categorias de produtos. Também há indícios de que o conhecido “boca-a-boca” mudou e está mais sofisticado com a ascensão das redes sociais. DOI: 10.5585/remark.v11i2.2325

Palavras-chave


Comportamento do Consumidor; decisão de compra; sofisticação do consumidor

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v11i2.2325

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remark



Revista Brasileira de Marketing – ReMark

e-ISSN: 2177-5184
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=remark&page=index

Rev. Bras. Mark. - ReMark ©2020 Todos os direitos reservados.