Efeito Prolongado das Estratégias de Comunicação de Marketing e dos Indicadores Setoriais no Faturamento de Bares

Maria Izabella Cunha Lima, Rafael Barreiros Porto

Resumo


Os bares estão submetidos a ciclos de faturamento de curto prazo e são altamente dependentes da situação econômica do país. No Brasil, a causa da alta mortalidade das empresas desse setor está relacionada com o discernimento do que funciona ou não para o melhor desempenho de seu crescimento. O impacto das estratégias de comunicação de marketing no faturamento pode ser positivo, negativo ou inexpressivo, sendo que algumas têm melhores resultados que outras tanto em tempo corrente quanto em tempo posterior. Contudo, há igualmente variáveis externas à empresa que o influencia: a inflação do setor, os feriados e as chuvas. Para investigar melhor os fatores influentes no faturamento dos bares, uma pesquisa com modelagem econométrica foi conduzida a partir de dados longitudinais de 13 meses consecutivos de cada bar. Foi utilizada a Estimativa de Equações Generalizadas para gerar dois modelos: um apenas com os efeitos correntes das variáveis e outro com efeitos correntes e defasados em até dois meses após a implementação das estratégias e indicadores setoriais. O resultado apontou que o efeito negativo da inflação do setor no faturamento é quase tão forte quanto à soma de todas as estratégias de comunicação significativas no mês corrente e que quando se considera a defasagem das variáveis, a panfletagem tem efeito nefasto sobre o faturamento. Conclui-se que as melhores formas de aumentar o faturamento em bares dentro de três meses são publicações em redes sociais, promoção de venda e eventos. DOI: 10.5585/remark.v11i3.2390

Palavras-chave


Estratégias de Comunicação; Faturamento; Bares; Efeitos temporais.

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v11i3.2390

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