Dimensões e Determinantes da Satisfação de Alunos em uma Instituição de Ensino Superior

Valderí de Castro Alcântara, Gilberto Venâncio Luiz, Ana Cristina Ferreira, Sâmara Ayeska Silva Teodoro

Resumo


Diversos trabalhos acadêmicos buscam validar atributos, dimensões e constructos da satisfação de alunos em Instituições de Ensino Superior. Dentro deste escopo, o presente trabalho tem por objetivo mensurar o nível de satisfação dos alunos de uma Instituição de Ensino Superior, extrair dimensões “latentes” e identificar os determinantes dessa satisfação. A pesquisa foi realizada em um campus recém implantado e os dados foram coletados através de uma escala de avaliação contendo 31 variáveis. A amostra foi de 139 alunos (p=0,50; e=0,08; 1-α=0,95) e a escala obteve um Coeficiente α de Cronbach de 0,92. Utilizou-se para extrair dimensões e sumarizar os dados a Análise Fatorial Exploratória (extração dos componentes principais) com rotação ortogonal Varimax. O procedimento extraiu seis fatores que explicam 59,04% da variabilidade total: “Atitudes dos professores” (eigenvalue=4,60), “Fatores extraclasse” (eigenvalue=3,99), “Suporte às atividades universitárias” (eigenvalue=3,40), “Método de ensino” (eigenvalue=3,01), “Capacitação dos professores” (eigenvalue=1,69) e “Atividades Acessórias” (eigenvalue=1,61). De forma geral, a maior média foi encontrada nas dimensão “Capacitação dos professores” e a menor em “Fatores extraclasse”. O escore geral de satisfação foi de 50,07% (baixo) indicando a necessidade de melhoria em diversas áreas da instituição. O modelo de Regressão Linear Múltipla (R2=0,97) foi significativo ao nível de 1% de probabilidade. A dimensão “Atitudes dos professores” foi a que mais contribuiu para o nível de satisfação dos alunos. DOI: 10.5585/remark.v11i3.2444

Palavras-chave


Satisfação de alunos; Análise fatorial; Dimensões; IES.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v11i3.2444

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remark



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

REMark – Rev. Bras. Mark.
ISSN da versão online: 2177-5184
www.revistabrasileiramarketing.org