Subcultura Cosplay: a Extensão do Self em um Grupo de Consumo

Renata Andreoni Barboza, Rogério Ramalho da Silva

Resumo


Este artigo busca explorar uma subcultura jovem e única, a subcultura Cosplay, e tem como objetivo compreender quais os fatores que desencadeiam e iniciam o processo de extensão de si no Cosplayer, e como ele se relaciona com o seu grupo de consumo. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, inspirada no método netnográfico, com 19 Cosplayers brasileiros. Observou-se que ser Cosplayer, é parte de um dos constructos do self deste indivíduo, mas não é possível extender o self utilizando-se do Cosplay, sem fazer parte desta comunidade.

 

DOI: 10.5585/remark.v12i2.2355


Palavras-chave


Subcultura; Extensão do Self; Cosplay.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v12i2.2355

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remark



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

REMark – Rev. Bras. Mark.
ISSN da versão online: 2177-5184
www.revistabrasileiramarketing.org