Salto Alto: um Estudo Sobre Personalidade e Consciência de Moda

Suzane Strehlau, Ana Claudia Espirito Santo, Laura Welter

Resumo


Este artigo investiga a relação entre o uso do salto alto, traços de personalidade e consciência de moda das mulheres adultas. A teoria sobre o comportamento do consumidor afirma que a personalidade do consumidor é um fator psicológico que afeta as decisões de consumo, assim como a atitude com relação à moda. A abordagem é a quantitativa exploratória por meio de um levantamento com 83 mulheres. Utilizou-se dois instrumentos de coleta: um questionário sobre o uso do salto e escala de consciência de moda; e outro com o teste HumanGuide. O método de análise utilizado é univariado e multivariado com auxílio do Software SPSS e do Partial Least Squares - PLS para estimar os coeficientes. Os resultados indicam que 60% das respondentes sentem dores quando usam salto alto. Embora estilistas indiquem que um salto alto tem altura superior a 8 cm, a pesquisa indica que as mulheres consideram um salto alto a partir de 5 cm. Apenas 27,3% das respondentes com mais de 50 anos usam saltos acima de 8,5cm. O HumanGuide revelou-se bom para o uso em Marketing no sentido que os entrevistados não tiveram dificuldade em responder às questões. O uso de salto alto é majoritariamente explicado pela consciência de moda. O fator mais influente da personalidade é a Estabilidade, indivíduos descritos como conservador, tradicional, econômico, estável, cauteloso, firme, sério e ruminador de idéias. Dessa forma, infere-se que estas respondentes usam sapatos de salto alto por estarem relacionados a uma vestimenta elegante e tradicional.

 

DOI: 10.5585/remark.v12i2.2563


Palavras-chave


Personalidade; sapatos de salto alto;consciência de moda; HumanGuide

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v12i2.2563

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