Mulheres e Corpo: uma Investigação Acerca dos Valores de Consumo do Corpo Feminino

Karla Andrea Dulce Tonini, João Felipe Rammelt Sauerbronn

Resumo


O objetivo desse trabalho é investigar e descrever como mulheres percebem o valor de consumo de seus corpos. Para tanto, os autores caracterizam o corpo feminino como objeto de valor e procuram entender os valores associados ao seu consumo. O desenvolvimento dessa proposta envolve duas opções de caráter ontológico: 1) a perspectiva de objetificação do corpo, baseada na relação dualística entre um sujeito (o individuo) e um objeto (o corpo); e 2) a adoção da perspectiva de corpo transformado em capital e alvo de investimentos de Goldenberg e Ramos (2007). Esses dois movimentos ontológicos permitiram a utilização de teoria advinda dos estudos de consumo. Assim, a tipologia de Holbrook (1999) foi utilizada para auxiliar o levantamento das categorias de valor de consumo do corpo feminino e orientar as análises a respeito de seu valor de consumo. O corpus de dados é constituído por quinze entrevistas em profundidade (McCracken, 1988), feitas exclusivamente com mulheres. As entrevistas foram transcritas e analisadas a partir de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Ao fim, os autores apresentam sete tipos de valor de consumo do corpo, dentre os oito propostos por Holbrook (1999). Além disso, são apresentadas questões relevantes com relação ao corpo feminino: a configuração midiática de corpos ‘virtuais’ como fonte de significados para o corpo feminino; o prazer e o sacrifício experimentados pelas mulheres quando investem no corpo; e uma descrição particular a respeito do corpo como capital e lócus de potencial competitivo da mulher.

 

DOI: 10.5585/remark.v12i3.2428


Palavras-chave


corpo feminino, tipologia de Holbrook, estudos de consumo

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