Determinação de Preços no Varejo de Serviços Públicos: Uma Abordagem Experimental para a Previdência Social Brasileira

Willian Maximiliano Melo, George Bedinelli Rossi, Viviane Chunques Gervasoni, Dirceu da Silva

Resumo


Esta pesquisa investiga a influência da Gestão de Preços para atrair clientes aos serviços públicos. O objeto em estudo é o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS. Neste serviço público, os clientes-cidadão devem efetuar contribuições mensais para acessarem os benefícios previdenciários. Entre os diversos segmentos atendidos pelo Instituto, encontra-se o público universitário, para o qual a contribuição previdenciária é facultativa, mas necessária para que este público participe da Previdência Social. Assim, tem-se o seguinte problema de pesquisa: Qual o preço ideal para que o público universitário contribua com o INSS? E, o objetivo é identificar uma faixa de preço para que o público universitário se disponha a pagar para contribuir aos serviços prestados pelo INSS. Para tanto, realizou-se um estudo tipo experimento fatorial para verificar os efeitos das variáveis: Disponibilidade de Informações e Preço de Referência sobre a variável dependente: Pré-disposição Média a Pagar do público-alvo. Analisaram-se os efeitos principais e de interação das variáveis. A pesquisa foi realizada com quatro grupos amostrais aleatorizados sob as condições de tratamento do experimento. Os resultados fornecem fortes evidências de que a Disponibilidade de Informação é capaz de ampliar a acessibilidade aos serviços do INSS e a Pré-disposição Média a Pagar do público universitário. O uso do Preço de Referência mostrou reduzir a Pré-disposição Média a Pagar, mas é capaz de ampliar a acessibilidade dos clientes-cidadãos.

 

DOI: 10.5585/remark.v12i3.2524


Palavras-chave


Precificação; Disponibilidade de Informações; Preço de Referência; Pré-disposição Média a Pagar

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v12i3.2524

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