Diversidade no Varejo: Impactos de Acessibilidade e Inclusão na Intenção de Compra

Marina Dias Faria, Rodrigo Pereira Siqueira, José Luis Felicio Carvalho

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo principal avaliar o efeito da acessibilidade da loja e da inclusão de funcionários com deficiências nas intenções de compra por parte de consumidores não deficientes em um ambiente de varejo. Dois objetivos intermediários foram estabelecidos e traduzidos em hipóteses a serem verificadas na fase empírica da pesquisa: (1) investigar se as informações sobre acessibilidade da loja e inclusão de funcionários deficientes, em comparação com a ausência dessas informações, teriam efeitos positivos nas intenções de compra por consumidores não deficientes; e (2) comparar as intenções de compra por parte de consumidores não deficientes com relação a lojas acessíveis no varejo e lojas em que o pessoal de contato é formado por funcionários com deficiências, com lojas em que se sobressaem os benefícios do desconto no preço e da localização do varejista. Para atingir tais objetivos, utilizou-se como estratégia metodológica na fase empírica da pesquisa o estudo experimental com suporte de cenários. Tomados em conjunto, os resultados levam a crer que, aparentemente, há pouca disposição por parte dos consumidores não deficientes em serem atendidos por funcionários deficientes em situações de compra no varejo, e esses consumidores parecem não valorizar um ambiente acessível.

 

DOI: 10.5585/remark.v12i3.2343


Palavras-chave


Marketing de varejo; Pessoas com deficiências; Acessibilidade

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v12i3.2343

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