Quando o Usuário se torna um Publicitário: Motivações para Ewom - Propaganda Boca a Boca Eletrônica - No Facebook

Deborah do Espírito Santo Serra, Maria T. Soto-Sanfiel

Resumo


Esta pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória busca obter informações sobre o boca-a-boca eletrônico (em inglês, electronic Word of Mouth, eWOM) através de sites de redes sociais. Especificamente, seu objetivo é aprofundar os conhecimentos para a identificação de Usos e Gratificações buscados (motivações manifestas e latentes) pelos usuários que se implicam em práticas de eWOM no Facebook, bem como para a identificação de gratificações obtidas com tal comportamento. Depois de aplicar entrevistas com questionário aberto a 25 indivíduos e analisar qualitativamente suas respostas, chegou-se aos resultados deste estudo, que fornecem informações sobre as motivações e gratificações relacionadas aos atos de conectar-se a páginas comerciais, publicar conteúdo nos muros de páginas comerciais e trocar informações com outros usuários sobre marcas comerciais. Tais resultados são úteis tanto para estudos acadêmicos de comunicação quanto para agentes de marketing e publicidade.

 

DOI: 10.5585/remark.v13i1.2584


Palavras-chave


Redes sociais; Marketing; Boca-a-Boca Eletrônico; electronic Word-of-Mouth (eWOM); Facebook; Usos e Gratificações; Comportamento do Consumidor; Psicologia da Mídia; Pesquisa Qualitativa.

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i1.2584

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