Métricas, Mídias e Anunciantes: Discutindo a Relação

Marco Aurelio de Souza Rodrigues, Paula Castro Pires de Souza Chimenti, Antonio Roberto Ramos Nogueira

Resumo


O estudo procura compreender como anunciantes brasileiros vêm se adaptando às novas mídias e suas métricas de atenção. Foram realizadas entrevistas em profundidade com anunciantes em 2009 e 2011. Em 2009, novas mídias e suas métricas eram percebidas como inovações que aumentariam a eficiência das campanhas. Em 2011 esta percepção se mostrou prejudicada: a profusão de métricas das novas mídias, antes percebida como um diferencial, passa a comprometer sua facilidade de uso e sua adoção. Dentre seus achados, e estudo aponta para uma oportunidade para grupos de comunicação se deslocarem da orientação ao produto para uma orientação ao cliente, desenvolvendo métricas simples e integradas para anunciantes.

Palavras-chave


Mídia; Métricas; Anunciantes; Estratégia; Inovações.

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2599

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