A Captura de Valor das Marcas Líderes pelas Marcas Próprias. Um Estudo Exploratório sobre Semelhança de Embalagens

Lívia Rufino Bambuy, Josmar Andrade, Miguel Angelo Hemzo

Resumo


Marcas próprias de varejo vêm apresentando crescimento, mesmo com pouco investimento em promoção. Neste contexto, as embalagens servem como elemento fundamental na comunicação destas ofertas com o consumidor. A partir da hipótese de que marcas próprias adotam estratégias de embalagens semelhantes às das embalagens de marcas líderes, com o propósito de capturar brand equity, um conjunto de ofertas de 13 categorias obtidos em 3 redes varejistas que comercializam marcas próprias foi comparado e atribuído escores de semelhança. Com uso da análise de conteúdo foi constatado elevado grau de semelhança, quando comparadas as ofertas próprias às marcas líderes de cada categoria.


Palavras-chave


embalagens; marcas próprias; estratégia de marketing

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i6.2803

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remark



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

REMark – Rev. Bras. Mark.
ISSN da versão online: 2177-5184
www.revistabrasileiramarketing.org