Valor, Satisfação e Recomendação Espontânea para uma Marca Varejista

Elias Frederico, Raphael Tadeu Cantafaro, Fábio Rodrigues Aydar, Ana Paula Miwa Shinzaki

Resumo


Investigou-se, para uma amostra de 275 clientes das lojas conceito e franqueadas da Havaianas, os fatores determinantes do valor, da satisfação e recomendação espontânea. A revisão bibliográfica e a entrevista com o gestor da loja conceito permitiram identificar os aspectos principais, testar o modelo estrutural e comparar os resultados por tipo de loja. Os atributos da marca e os da loja influenciam o valor, e indiretamente a satisfação, e o boca a boca para a marca e loja. Ainda, os clientes da loja conceito tendem a ficar mais satisfeitos e fazer mais recomendação espontânea que os clientes das lojas franqueadas.


Palavras-chave


Satisfação; Valor; Recomendação Espontânea; Varejo

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i6.2793

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