Quality Function Deployment- QFD Como Ferramenta Estratégica de Marketing

Rumeninng Abrantes dos Santos, Ana Rita Tiradentes Terra Argoud, Nadia Kassouf Pizzinatto, Pedro Domingos Antoniolli

Resumo


O Quality Function Deployment (QFD) é um método estruturado que visa converter as necessidades e desejos dos clientes em características de qualidade do produto. Desde suas origens, há mais de quarenta anos, tem sido aplicado em diversas organizações no processo de desenvolvimento de produtos e melhoria dos produtos existentes. Este artigo se propõe a demonstrar como o QFD pode ser utilizado como ferramenta estratégica de marketing. O estudo utilizou-se de método de pesquisa qualitativo e de pesquisa bibliográfica. Os resultados indicam que o uso dos atributos da “Casa da Qualidade” nas diversas etapas de vendas é uma estratégia de diferenciação de mercado e uma grande aplicabilidade do QFD na área de marketing, que transcende os limites das áreas de projeto de produto e de produção.  


Palavras-chave


QFD; Marketing; Qualidade; Clientes.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v14i1.2893

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remark



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

REMark – Rev. Bras. Mark.
ISSN da versão online: 2177-5184
www.revistabrasileiramarketing.org