Determinantes do Comprometimento de Consumidores no Contexto do Varejo Virtual

Stephanie Ingrid Souza Barboza, Fabiana Gama de Medeiros, Huga Carla Alves de Farias, Francisco José da Costa

Resumo


O estudo analisou alguns condicionantes do comprometimento de consumidores com ofertantes de varejo eletrônico. A proposta se justificou na necessidade de estudos acadêmicos e de base empírica para melhor compreender o comportamento do consumidor de varejo no contexto de internet, espaço que vem crescendo em importância na demanda e na oferta varejistas. Foi efetuada uma revisão da literatura, que gerou um modelo de hipóteses, e este modelo foi testado por meio de um trabalho empírico, com dados de 195 consumidores, e com operacionalização dos construtos por procedimentos descritivos, de análise de consistência psicométrica e de modelagem de equações estruturais. Os resultados indicaram que, na verificação do conjunto de construtos, o comprometimento é influenciado de forma consistente pela satisfação e pela percepção de valor dos consumidores, não havendo evidências de influência da confiança percebida. Adicionalmente, ficou evidenciada a influência do risco percebido na formação da satisfação e da confiança. O estudo contribui tanto para pesquisas de comportamento do consumidor quanto de gestão de varejo, e pode servir de base para melhorar as decisões de gestores, ou para aperfeiçoar a compreensão dos construtos analisados.

Palavras-chave


Varejo Eletrônico; Comprometimento; Satisfação; Valor Percebido.

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v14i1.2470

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