Construção de Significados Culturais: uma Análise do Mercado de Suco de Uva Orgânico

Marlon Dalmoro

Resumo


Com um olhar voltado para as redes de significados que envolvem os mercados, o estudo teve como objetivo analisar a construção de significados culturais no mercado de suco de uva orgânico, pelos agentes produtores e consumidores. Utilizou-se uma abordagem qualitativa de caráter interpretativo, por meio de entrevistas junto a 25 consumidores e produtores. A descrição e análise dos significados culturais considerou o contexto sócio-histórico, as interações entre os agentes (produtores e consumidores) e os significados construídos por cada um dos agentes. Orgânicos são significados como alimento por ambos os agentes, contudo, os demais significados não formam uma rede homogênea entre produtores e consumidores. Observa-se que a construção de significados opera em níveis dicotômicos - reflexo do universo cultural de cada agente. Estes resultados contribuem principalmente na compreensão dos padrões de produção e consumo que regem o mercado de alimentos, visto que a ausência de redes de significados consolidadas limita a construção e concretização de estruturas de mercado de produtos orgânicos.

Palavras-chave


Mercado; Significados Culturais; Suco de Uva; Alimentos Orgânicos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v14i1.2734

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remark



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

REMark – Rev. Bras. Mark.
ISSN da versão online: 2177-5184
www.revistabrasileiramarketing.org