Valores e Características Geracionais: Um Estudo em uma Instituição de Ensino Superior

Newton Yasuo Furucho, Yeda Cirera Oswaldo, Graziela Oste Graziano, Valéria Rueda Elias Spers

Resumo


O presente estudo busca diagnosticar as principais características e valores da Geração Y.  No desenrolar deste artigo, serão apresentados o referencial teórico sobre o tema abordado, a metodologia adotada e os resultados da pesquisa realizada junto aos discentes da Geração Y que frequentam uma instituição de ensino superior privada do interior do estado de São Paulo. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-diagnóstico e que para coleta de dados utilizou-se de um questionário estruturado, com questões fechadas de múltipla escolha.  Após a aplicação do questionário a 130 alunos que frequentam à instituição, pode-se constatar que os valores e características mencionados no referencial teórico ocorrem no contexto das organizações como a facilidade de lidar com novas tecnologias; mudança de emprego, visando maior remuneração, satisfação imediata e prazer por dispor de mais tempo para si próprio; satisfação profissional; inovação; impaciência/intolerância; qualidade de vida; determinação; descompromisso em excesso; promoção e ascensão profissional; facilidade em executar várias tarefas simultaneamente; necessidade de constante aprimoramento e desenvolvimento contínuo; realização de projetos com significado; aquisição de experiência; agilidade e dificuldade de lidar com adversidades.


Palavras-chave


Baby Boomers; Geração X; Geração Y; Organizações

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v14i4.3142

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remark



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

REMark – Rev. Bras. Mark.
ISSN da versão online: 2177-5184
www.revistabrasileiramarketing.org