Experiência do Consumidor no Varejo: Um Estudo Bibliométrico

Aline Höpner, Paula Patrícia Ganzer, Cassiane Chais, Pelayo Munhoz Olea

Resumo


A preocupação dos varejistas com a experiência do consumidor no ambiente de loja evidencia o emprego de técnicas sempre mais avançadas, visando criar experiências interessantes para os consumidores no ambiente de loja. Estes esforços, no entanto, podem, por vezes, não estar alinhados com as demandas dos consumidores, os quais revelam que suas experiências em loja, em grande medida, são influenciadas por valores tradicionais. O presente estudo tem como objetivo analisar como a experiência do consumidor no varejo tem sido discutida em publicações nos principais periódicos da área. Foi realizada a análise bibliométrica da produção científica sobre experiência do cliente e experiência do consumidor no varejo. A opção pela bibliometria decorre da crescente necessidade de avaliar os avanços e o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, nas diversas áreas do conhecimento. Observou-se relevante concentração das publicações nos anos mais recentes, em especial em 2013, o que demonstra a crescente preocupação dos estudiosos de marketing com o comportamento do consumidor no ambiente de varejo. A experiência do consumidor como uma área de pesquisa vem ganhando espaço nos periódicos e se mostrando como uma área importante de estudo para o marketing de serviços, em especial no varejo. Com o amadurecimento desse campo de estudo, surgem novas tendências de pesquisa e ampliação do escopo de análise do comportamento do consumidor. Conhecer as recentes descobertas empíricas trazidas pelos estudos é poder criar novo espaço de discussão, embasado em elementos concretos, estudados, analisados e estruturados.


Palavras-chave


Experiência do consumidor; Varejo; Bibliometria;

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v14i4.2977

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