Muvuca na Loja Aumenta Compra por Impulso ou Afasta Consumidores? A Resposta Depende da Tolerância ao Crowding

Marlette Cassia Oliveira Ferreira, Flávio Santino Bizarrias, Jussara Goulart da Silva, Marcelo Moll Brandão

Resumo


O objetivo desta pesquisa é entender a influência da tolerância ao crowding como variável moderadora na relação entre emoções negativas e respostas dos consumidores à percepção de crowding. As respostas dos consumidores foram capturadas por meio de estratégias adaptativas e compra por impulso. Para testar as hipóteses da pesquisa foi realizado um survey por meio da internet, com a utilização de uma foto de supermercado com alta densidade humana como ancoragem dos respondentes a situação de compra pesquisada. Os testes foram analisados com a utilização de Modelagem de Equação Estrutural. Os resultados evidenciaram que a emoção negativa, resposta ao crowding, não influencia estratégias adaptativas (coping) e diminui compra por impulso, quando moderada pela tolerância ao crowding. Esses resultados contribuem para os estudos do fenômeno de crowding, principalmente em relação as estratégias que os consumidores utilizam em ambientes com alta densidade humana.


Palavras-chave


: percepção de crowding, tolerância ao crowding, emoção, coping, compra por impulso

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v14i4.3131

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