A Imagem Corporal Masculina Padronizada e sua Influência sobre os Valores Alimentares, as Atitudes e o Comportamento Alimentar em Universitários

Pâmela de Souza Dias, Américo Pierangeli Costa, Higor Vinícius Rodrigues Spineli Silva, Emeline de Abreu Pereira Pinto

Resumo


A imagem corporal corresponde à maneira como o indivíduo enxerga o seu corpo. Os padrões de beleza corporal são estabelecidos a partir de referências ilusórias nas quais poucos se enquadram. As grandes transformações dos últimos anos em mercados como o alimentício e o fitness evidenciam o desenvolvimento de novos hábitos focados para a preocupação com a saúde e estética. Este estudo busca avaliar a correlação da imagem corporal com os valores, atitudes e comportamento alimentar em universitários do gênero masculino. Utilizou-se uma escala de silhuetas adaptada do modelo de Stunkard, Sorenson e Schlusinger (1983 as cited in Kety, Rowland, Sidman & Matthysse, 1983), e Lima, Orlando, Teixeira, Castro e Damasceno (2008), para avaliar a imagem corporal. Para avaliar a atitude no consumo dos alimentos saudáveis utilizou-se o modelo desenvolvido por Missagia (2012). Os questionários foram aplicados por um software específico para websurveys, o qual se desenvolveu em questões estruturadas, elaboradas em blocos de perguntas, de acordo com as categorias de aspectos a serem analisados. As correlações entre a imagem corporal percebida, desejada e a discrepância entre elas, são apresentadas nos resultados, os quais demonstram que estar satisfeito com a imagem corporal, não necessariamente acarreta hábitos alimentares saudáveis.


Palavras-chave


imagem corporal, alimentos saudáveis, consumo alimentar

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v15i1.2763

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remark



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

REMark – Rev. Bras. Mark.
ISSN da versão online: 2177-5184
www.revistabrasileiramarketing.org