Consumo Colaborativo e Valores Pessoais: O Caso da Bicicleta Compartilhada

Hanna Rocha de Arruda, Emanuella Lustosa Bandeira, Áurio Lúcio Leocádio Da Silva, Silvia Maria Dias Pedro Rebouças

Resumo


O consumo colaborativo é uma tendência global e em crescimento alavancado por motivações individuais e questões ambientais, sociais e econômicas presentes no cotidiano das pessoas, como uma forma de fomentar um consumo mais consciente e sustentável. Dentre as práticas de consumo colaborativo, o compartilhamento de bicicletas é o mais praticado mundialmente. Considerando a influência dos valores pessoais no comportamento do consumidor, essa pesquisa tem por objetivo analisar as relações entre os valores pessoais dos consumidores e o consumo colaborativo de bicicletas compartilhadas. Para tanto, em relação aos consumidores de bicicletas compartilhadas, identificam-se seus valores pessoais; suas motivações; e seus perfis, bem como se investiga a relação entre valores pessoais e consumo colaborativo. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, realizada por meio de uma survey com 172 usuários do sistema de compartilhamento de bicicletas de Fortaleza, o Bicicletar. Para tal, utiliza-se análise fatorial exploratória, análise de clusters e regressão linear. Os resultados indicam que os valores pessoais preponderantes dos usuários são autodeterminação e estimulação; a principal motivação para o uso do sistema compartilhado é a economia de custos e tempo; há 3 perfis de consumidores, porém, de forma geral, a bicicleta compartilhada é utilizada prioritariamente para fins de lazer aos finais de semana, por pessoas jovens, com faixa de renda intermediária e com alto nível de escolaridade, ratificando estudos anteriores. Os valores pessoais dos consumidores de bicicleta compartilhada influenciam de forma pouco significativa o consumo colaborativo. Sugere-se ao governo o desenvolvimento de políticas públicas que fomente essa forma de mobilidade sustentável.


Palavras-chave


Valores Pessoais; Consumo Colaborativo; Bicicleta Compartilhada; Políticas Públicas; Mobilidade Sustentável.

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v15i5.3370

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