Desempenho na Rede Social e Receita em Vendas: Efeito Moderador da Sazonalidade na Pequena Empresa Varejista

Rafael Barreiros Porto, Patrick Michel Finazzi Santos, Felipe Velloso Santana

Resumo


Gestores de pequena empresa têm recorrido às estratégias nas redes sociais com esperança de que o relacionamento junto aos consumidores conduza às vendas. Entretanto, a identificação de quais ações na rede social se relacionam com a receita não tem sido esclarecida. Ademais, essas ações podem agir sob efeito da sazonalidade da demanda, provocando oscilações nas vendas. A pesquisa averigua o efeito moderador da sazonalidade na relação entre o desempenho na rede social e a receita em vendas de uma pequena empresa. Realizou-se um estudo longitudinal com regressão em séries temporais tendo as dimensões do desempenho em rede social como variáveis preditoras, a receita em vendas como variável predita e as sazonalidades como moderadoras. O resultado revela que as dimensões de envolvimento e de quantidade de fãs da página da empresa são preditoras, mas em épocas distintas. O estudo auxilia na identificação dos períodos para que as estratégias nas redes sociais gerem resultado financeiro.


Palavras-chave


Marketing; Rede Social. Sazonalidade. Pequena Empresa.

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v16i1.3297

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