As Diferenças entre Marketing Multinível e as Pirâmides Financeiras ou “Esquema de Pirâmides”

Vanessa Braga Santos, Valéria Rueda Elias Spers, Graziela Oste Graziano Cremonezi

Resumo


Esta pesquisa propõe analisar e entender a diferença entre o conceito de Marketing Multinível e as Pirâmides Financeiras. O objetivo principal é discutir o que o Marketing Multinível se diferencia das Pirâmides Financeiras ou “Esquemas de Pirâmides”. No conceito de Marketing Multinível, mostra um sistema sustentável e legalizado, é um negócio de venda direta baseado na comercialização de produtos ou serviços, onde inclui recrutamento de distribuidores. No conceito Pirâmide Financeira, o problema é que a sustentação do negócio é a própria rede e, muitas vezes, não se tem produtos a serem comercializados, é um negócio insustentável e ilegal de movimentação financeira. Neste esquema só há lucros se novos membros entrarem no negócio. Hoje em dia, os mercados se sustentam de movimentar produtos, então, com este estudo, conclui-se que o Marketing Multinível é uma grande oportunidade de negócio para fazer uma renda extra comercializando serviços e produtos e, se feito com foco e determinação, pode-se obter sucesso profissional rapidamente. Neste enfoque, será realizado um estudo de caso com umas das maiores empresas de Marketing Multinível do mundo, a Mary Kay. A metodologia utilizada para o estudo de caso, será por meio de entrevista com uma das Diretoras de Vendas Independentes da Mary Kay da cidade de Piracicaba, realizada em outubro de 2016, e, como complemento, será coletado pesquisas de dados da internet. Esse estudo permitirá entender melhor sobre as práticas adotadas pela empresa e o modelo de negócio oferecido para mulheres do mundo todo baseado no sistema Marketing Multinível.


Palavras-chave


Marketing de rede; Pirâmide financeira; Venda direta.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v16i2.3579

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remark



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

REMark – Rev. Bras. Mark.
ISSN da versão online: 2177-5184
www.revistabrasileiramarketing.org