Café e Valores de Consumo dos Brasileiros

Caeverton de Oliveira Camelo, Karim Marini Thomé, Ana Maria Resende Junqueira

Resumo


Objetivo: Analisar o valor percebido do consumidor brasileiro de café.

Método: Por meio de uma coleta de dados com as respostas de 417 consumidores brasileiros de café, em um primeiro momento levantou-se o perfil da amostra, para depois realizar-se uma Análise Fatorial Exploratória.

Originalidade/Relevância: No cenário competitivo contemporâneo, o consumidor surge como um elo primordial para o desenvolvimento do agronegócio, logo, durante os últimos anos, o comportamento do consumidor vem sendo cada vez mais investigado. O valor percebido pelo consumidor tem um papel essencial no comportamento dos indivíduos em relação às suas decisões de compras.

Resultados: Os resultados evidenciaram que quatro dimensões de valores podem exercer influência sobre o consumo de café dos brasileiros: o valor funcional qualidade, o valor funcional preço, o valor social e o valor emocional.

Contribuições teóricas/metodológicas: Os valores de consumo podem desempenhar determinada influência na tomada de decisão do consumidor em relação ao consumo de café.



Palavras-chave


Valor Percebido do Consumidor; Consumo de Café; Análise Fatorial Exploratória.

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v17i2.3592

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