O Efeito País de Origem na Avaliação de Cervejas Especiais e na Intenção de Compra dos Consumidores: Um Estudo Experimental

Michel Gehlen Bassani, Gabriel Sperandio Milan, Fernanda Lazzari, Deonir De Toni

Resumo


Objetivos: analisar o efeito país de origem sobre a qualidade percebida do produto, a disposição de preço a pagar e a intenção de compra do consumidor.

Método: experimental (experimento), com um design fatorial 4 (País de Origem: Alemanha, China, Brasil e grupo de controle, sem identificação) x 1 (Produto: cerveja especial Pilsen). Para a análise dos dados, foi realizada uma análise multivariada de variância (MANOVA), aplicando-se testes post-hoc. A amostra foi composta por 159 respondentes, distribuídos em quatro grupos experimentais.

Originalidade/Relevância: o estudo abordou o efeito do país de origem na percepção do consumidor e sua relação com a qualidade percebida, sua disposição de preço a pagar e sua intenção de compra de cervejas especiais.

Resultados: os resultados comprovam que o efeito país de origem, como um atributo extrínseco, age de forma significante sobre a qualidade percebida, a disposição de preço a pagar e a intenção de compra dos consumidores.

Contribuições Teóricas/Metodológicas: o desenvolvimento da pesquisa permitiu analisar, na avaliação de um produto, neste caso, cerveja especial (do tipo Pilsen), a força de um fator extrínseco, ou seja, o efeito país de origem, e a sua influência sobre a qualidade percebida, a disposição de preço a pagar e a intenção de compra do consumidor.


Palavras-chave


Comportamento do Consumidor; Efeito País de Origem; Qualidade Percebida; Disposição de Preço a Pagar; Intenção de Compra.

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v17i2.3727

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