Marketing Político e Comportamento Eleitoral: Reflexões sobre as Estratégias de Marketing Político em Campanhas Eleitorais

Silmara Carneiro e Silva

Resumo


Este artigo reflete sobre as relações entre marketing político e comportamento eleitoral. A reflexão proposta tem por objetivo problematizar as teorias da ciência política no que se refere ao comportamento eleitoral e aplicá-las no âmbito da análise das estratégicas de marketing político e sua aplicabilidade no âmbito das campanhas eleitorais, uma vez que o conhecimento sobre o comportamento eleitoral é fundamental para o sucesso das ações de marketing político durante as campanhas eleitorais. A discussão é realizada por meio de pesquisa bibliográfica baseada em autores referenciais para a área da comunicação e da ciência política. Inicialmente, o artigo apresenta análise dos aspectos teóricos e conceituais sobre marketing político. Na seqüência apresenta as escolas de comportamento eleitoral e suas principais características e ao final faz uma discussão sobre as estratégias de marketing político nas campanhas eleitorais. Chegamos ao entendimento de que as diferentes teorias sobre o comportamento eleitoral contribuem para a análise dos indivíduos, grupos e classes sociais frente aos desafios da polí-tica na sociedade contemporânea. Em sistemas multipartidários, como é o caso do Brasil, as estratégias de marketing político necessitam de uma abordagem pluralista para se imbuir dos conhecimentos necessários à compreensão do processo político tal qual ele se estabelece no âmbito das democracias capitalistas. DOI: 10.5585/remark.v11i1.2268

Palavras-chave


Marketing Político; Comportamento Eleitoral; Estratégias de Marketing; Campanhas Eleitorais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v11i1.2268

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remark



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

REMark – Rev. Bras. Mark.
ISSN da versão online: 2177-5184
www.revistabrasileiramarketing.org