Links Patrocinados como Ferramenta para Captação de Clientes na Hotelaria

Tiago Savi Mondo, Daniel Augustin Pereira, Jane Iara Pereira da Costa

Resumo


Os links patrocinados desempenham a função de aumentar a velocidade e a qualidade das respostas de buscas realizadas em sites de pesquisa na internet. Nesse contexto, os meios de hospedagem, se enquadram como integrantes do processo, já que muitas das buscas de informações sobre destinos e empreendimentos turísticos são feitas por meio da internet. Assim, o objetivo central desse artigo é identificar a ocorrência de links patrocinados de meios de hospedagem de Santa Catarina nos buscadores Google, Terra e Uol. Esta pesquisa caracteriza-se por ser exploratória,descritiva, de caráter quantitativo e do tipo documental. A amostra foi composta por 2713 links patrocinados, provenientes de buscas realizadas com os termos “hotéis” e “pousadas” e ainda os termos geográficos “Florianópolis”, “Joinville”, “Blumenau”, “Bombinhas” e “ Balneário Camboriú”. As buscas foram realizadas do dia 10 ao dia 15 de Março de 2010, resultando em 450 buscas. Os principais resultados demonstram que os meios de hospedagem poderiam utilizar melhor a ferramenta e que boa parte da sua utilização de links patrocinados é feita por classificados, conglomerados de sites hoteleiros e agências de viagem online. Além disso, levantou-se que a ferramenta é mais utilizada nos fins de semana e durante os períodos vespertino e noturno. Conclui-se que a ferramenta é indispensável atualmente para o segmento turístico, servindo como auxilio à distribuição dos serviços do hotel e, consequentemente, ao aumento da ocupação hoteleira. DOI: 10.5585/remark.v10i1.2185

Palavras-chave


Comunicação de Marketing; Links Patrocinados; Hotelaria; Santa Catarina.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v10i1.2185

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remark



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

REMark – Rev. Bras. Mark.
ISSN da versão online: 2177-5184
www.revistabrasileiramarketing.org