Características do Temperamento e suas Influências no Comportamento do Consumidor

Gilberto Venâncio Luiz

Resumo


O presente artigo tem como objetivo verificar a existência de diferenças entre agrupamentos de pessoas com temperamentos semelhantes em relação ao seu comportamento de consumo, que sejam significativas para elucidar que as características do temperamento influenciam o comportamento de consumo das pessoas. Para chegar a esse objetivo foram aplicados, a uma amostra 167 pessoas, o questionário Keirsey Temperament Sorter II a fim de identificar as caracteristicas do temperamento dos indivíduos e um questionário contendo 30 perguntas relacionadas aos construtos racionalidade, materialismo, compulsividade, simbolismo e emoção. Após esse levantamento foi aplicada a técnica de análise fatorial para redução do número de variáveis e confirmação dos construtos. Por meio dos fatores criados, a partir dessa análise, foram definidos quatro agrupamentos de individuos com temperamentos semelhantes. A partir desses agrupamentos, foi calculada as médias para cada grupo de acordo com os construtos e analisadas as diferenças entre eles em relação às caracteristicas do temperamento e o comportamento de consumo. Verificou-se que grupos com caracteristicas racionais de temperamento são menos emocionais em suas decisões e menos compulsivos no processo de compra; o grupo com características mais emocionais no temperamento eram mais compulsivos no processo de compra. Dessa forma, pode-se concluir que o temperamento exerce influência significativa no comportamento de compra dos individuos. DOI: 10.5585/remark.v10i2.2256

Palavras-chave


Personalidade, Temperamento, Comportamento do Consumidor.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v10i2.2256

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remark



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

REMark – Rev. Bras. Mark.
ISSN da versão online: 2177-5184
www.revistabrasileiramarketing.org