Responsabilidade Social Corporativa: Um Estudo do Processo de Comunicação dos Varejistas Brasileiros

Lucas Sciencia do Prado, Edgard Monforte Merlo, Harrison Bachion Ceribeli

Resumo


Este trabalho teve como objetivo principal discutir e analisar como os dez maiores varejistas brasileiros comunicam suas ações de responsabilidade social. Foi desenvolvido um referencial teórico sobre a evolução do conceito da responsabilidade social corporativa (RSC), discutindo a teoria dos stakeholders e o conceito da RSC estratégica. A pesquisa realizada teve caráter exploratório qualitativo. Foram analisados os dez maiores varejistas brasileiros de 2008, seguindo a estrutura de comunicação de ações de RSC proposta no trabalho de Du, Bhattacharya e Sem, para a análise dos resultados. Os dados foram coletados a partir de sites, relatórios de sustentabilidade das empresas e mídias relacionadas. Os resultados mostraram que o modelo proposto pelos autores pode ser considerado um bom referencial para a construção de mensagens no tocante a RSC. Uma contribuição para a evolução da estrutura seria a criação um mecanismo de feedback, que poderia facilitar a compreensão das mensagens pelos seus diversos públicos. 

DOI: 10.5585/remark.v9i2.2142


Palavras-chave


Comunicação; Responsabilidade Social; Supermercados.

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v9i2.2142

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