“Não Preciso de Coleira Eletrônica!”: Um Estudo Sobre o Movimento de Resistência ao Celular em Blogs e Comunidades Virtuais

Tatiana Maria Bernardo da Silva

Resumo


Atualmente os consumidores estão mais aptos a resistir às ações de marketing das organizações. O presente trabalho trata de uma pesquisa qualitativa que pretende analisar os comportamentos e as razões de resistência ao celular em fóruns na web. Para cumprir tal objetivo, foi escolhida a netnografia como meio de investigação do comportamento dos participantes dessas comunidades. Foram escolhidos e investigados quatro blogs nacionais e uma comunidade do site de relacionamento Orkut. A imersão da pesquisadora nestes permitiu que dados fossem copiados dos fóruns e a partir das observações das interações em tais fóruns, das entrevistas realizadas com os donos dos blogs investigados e da análise do discurso, foram identificados os motivos para a resistência ao celular: o aprisionamento; a falta de educação; o consumismo; e, o uso incômodo.  DOI: 10.5585/remark.v9i2.2171

Palavras-chave


Comunidades virtuais, resistência do consumidor, blogs, celularComunidades virtuais, resistência do consumidor, blogs, celular

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v9i2.2171

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remark



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

REMark – Rev. Bras. Mark.
ISSN da versão online: 2177-5184
www.revistabrasileiramarketing.org