A Miopia Paradigmática e os Jogos da Verdade nas Pesquisas de Marketing

Matheus Lemos de Andrade, Ramon Silva Leite, Marcelo de Rezende Pinto, Georgiana Luna Batinga

Resumo


Apesar da hegemonia do funcionalismo, o conhecimento sobre Marketing é marcado pelas contribuições de diferentes tradições, o que forma um campo multiparadigmático. Este ensaio trata dos elementos epistemológicos e paradigmáticos envolvidos no processo de construção do conhecimento no intuito de suscitar reflexões referentes a legitimidade e utilidade de pesquisas qualitativas no âmbito das investigações de Marketing. Além de apresentar procedimentos metodológicos próprios da pesquisa qualitativa, advoga-se que a análise epistemológica-paradigmática deva preceder as concepções referentes aos procedimentos metodológicos adotados em uma investigação de Marketing, para que somente assim se possa julgar a legitimidade e a extensão de seus achados.


Palavras-chave


Pesquisa de Marketing; Pesquisa Qualitativa; Epistemologia; Paradigmas.

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v16i3.3431

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