A relação entre estilo de vida e a gestão das experiências do consumidor: um estudo de caso em um contexto varejista

Ana Rita Catelan Callegaro, Fernanda Catelan Callegaro, Clécio Falcão Araujo

Resumo


Objetivo: Este artigo busca analisar a relação entre o estilo de vida dos consumidores e a gestão da experiência do consumidor.

Método: Optou-se por uma abordagem multimétodo de pesquisa, através de um estudo de caso da marca Gang. A pesquisa foi composta por uma etapa qualitativa, onde foram realizadas entrevistas em profundidade, observação direta nas lojas físicas da marca e análise de documentos. Este estudo também se caracteriza por uma etapa quantitativa, através da aplicação de questionário on-line com os consumidores da marca e, por fim, uma etapa qualitativa com entrevistas em profundidade, também com consumidores da marca.

Originalidade/Relevância: Este artigo destaca a relevância do alinhamento entre os conceitos de estilo de vida e experiência do consumidor, analisando os aspectos convergentes e divergentes presentes nesta relação.

Resultados: Os resultados demonstram que o entendimento das experiências de consumo, através do estilo de vida dos consumidores pode ser considerada adequada para criar e sustentar a proposta de experiência de determinada marca.

Contribuições teóricas/metodológicas: Considerando que há controvérsias na literatura sobre o método mais adequado para mensurar as experiências do cliente, este estudo contribuí por meio de uma abordagem multimétodo de pesquisa. Além disso, o tema vem sendo abordado na literatura apenas considerando a visão da empresa na gestão da experiência do cliente. Este estudo, por sua vez, considera a experiência do consumidor através de uma visão bilateral - o olhar da empresa e a percepção do consumidor.


Palavras-chave


Estilo de Vida; Experiências de Consumo; Varejo

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v19i2.14811

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