O efeito do uso das mídias sociais e das capacidades dinâmicas no desempenho mercadológico de micro, pequenas e médias empresas

Silvia Spagnol Simi dos Santos, Sérgio Begnini, Carlos Eduardo Carvalho

Resumo


Objetivo: Este artigo analisa o impacto da relação entre o uso das mídias sociais, das capacidades dinâmicas, e do desempenho mercadológico nas empresas, bem como o papel mediador das capacidades dinâmicas na relação entre o uso das mídias sociais e o desempenho mercadológico.

Método: A metodologia adotada foi quantitativa e descritiva, e a coleta de dados ocorreu por meio de um survey. Os resultados foram obtidos com base em uma amostra de 143 empresas. Realizou-se análise fatorial por meio do software SPSS®, e a modelagem de equações estruturais por meio do software AMOS®.

Originalidade/Relevância: Este estudo aprofunda o entendimento sobre o papel das mídias sociais em ambientes turbulentos, e sua relação com as capacidades dinâmicas e com o desempenho mercadológico, em micro, pequenas e médias empresas.

Resultados: As hipóteses foram testadas e apontaram para o efeito positivo do uso de mídias sociais nas capacidades dinâmicas, bem como do uso de mídias sociais no desempenho mercadológico. Porém, as capacidades dinâmicas não mediaram a relação entre o uso das mídias sociais e o desempenho mercadológico.

Contribuições teóricas/metodológicas: Os resultados contribuem para a ciência ao destacar o papel das mídias sociais em ambientes turbulentos, e sua relação com as capacidades dinâmicas e com o desempenho mercadológico, em micro, pequenas e médias empresas. Também contribuem teórica e empiricamente, na medida em que identificam fatores que permitem maximizar a produtividade das organizações.

Contribuições sociais/para a gestão: O maior desafio para os gestores de micro, pequenas e médias empresas é transformar os dados das mídias sociais em conhecimentos pessoais valiosos, sendo que explorar esses insights para criar valor agregado é a maior barreira de tais empresas.


Palavras-chave


Desempenho mercadológico; Capacidades dinâmicas; Mídias sociais; Micro, pequenas e médias empresas.

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v19i1.17346

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