Faturamento Hospitalar Sob a Lente da Qualidade Total Hospital Billing Under the Lens of Total Quality

Francisco Carlos Cobaito

Resumo


O estudo de caso aqui desenvolvido compara dois momentos dentro de uma mesma instituição de Saúde Hospitalar, observando a evolução e os resultados na redução de glosas hospitalares após a implantação do conceito de qualidade total ao grupo executor da atividade de faturamento. Trata-se de um estudo quali-quantitativo, exploratório, documental, desenvolvido através de um estudo de caso em hospital localizado no estado de São Paulo. Para atender ao objetivo destacado neste trabalho, como base para a coleta e análise de dados buscou-se a montagem de um banco de informações gerenciado capaz de fornecer conhecimento sobre a distribuição das glosas hospitalares quanto a local de ocorrência, incidência, e tipologia. As variáveis foram descritas por médias ± desvios padrão e frequências. As médias foram comparadas utilizando-se o teste t-Student, com nível de significância de cinco por cento. Ao mesmo tempo, buscou-se avaliar o papel e a importância da aplicação prática do conceito de qualidade total na gestão hospitalar. Como resultado, conclui-se que técnicas de qualidade total culminaram em melhores resultados no aspecto da redução de glosas hospitalares.


Palavras-chave


Administração Financeira de Hospitais. Faturamento. Qualidade Total.

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DOI: https://doi.org/10.5585/rgss.v5i1.167

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