O impacto da educação continuada pelo Ensino a Distância no setor de saúde: um estudo na atenção primária no município de Sete Lagoas/MG

Fabrícia Cândida Aparecida de Paula Raggi, Eloísa Helena Rodrigues Guimarães, Frederico César Mafra Pereira, Júlio César Batista Santana

Resumo


Na contemporaneidade, o conhecimento científico exige constantes atualizações. Neste contexto, os profissionais da saúde, especialmente os que atuam na esfera pública, enfrentam novas demandas, quer seja devido à necessidade de adquirir novos conhecimentos com o advento de novas tecnologias, ou pelo simples fato de que a ciência se desenvolve e inova. Esta pesquisa teve como objetivo analisar como a educação continuada contribui para a formação dos enfermeiros atuantes na atenção primária no município de Sete Lagoas/MG. Baseando-se em discussões teóricas sobre o tema, especialmente as relacionadas à Gestão do Conhecimento nas organizações e sua aplicabilidade na área da saúde, a pesquisa enfocou a necessidade de atualização e especialização dos profissionais atuantes nos sistemas de saúde pública no país e a possibilidade de que essa formação ocorra na modalidade de Educação a Distância. A pesquisa foi caracterizada como um estudo de caso de caráter qualitativo e quantitativo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com coordenadoras da Secretaria Municipal de Saúde e por meio de questionários eletrônicos disponibilizados pelo Google Formulários para 47 enfermeiros atuantes da Atenção Primária de Saúde do município. Os dados da pesquisa evidenciaram que, apesar de a maioria dos enfermeiros entrevistados mostrarem-se favoráveis aos treinamentos na modalidade de EAD, essa metodologia não é explorada em sua totalidade no Município, embora haja todas as condições para que esta prática se efetive de fato como uma metodologia auxiliar nos treinamentos para os enfermeiros que atuam na atenção primária no local pesquisado.

Palavras-chave


Gestão do Conhecimento. Atenção Primária. Educação Continuada em Saúde. Educação a Distância.

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DOI: https://doi.org/10.5585/rgss.v8i1.13679

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